sábado, 10 de março de 2012

                     10 Inventores que Mudaram o Mundo

Uma invenção começa com uma ideia, mas pode levar muitos anos de trabalho duro para transformá-la em uma versão que funcione. Eles continuam mudando nosso mundo até hoje.

  • Arquimedes: Nasceu em Siracusa, ilha da Sicília. Estudou em Alexandria, onde ficava a maior biblioteca do mundo. Arquimedes voltou para Siracusa onde viveu toda a sua vida. Ele sempre foi um homem a frente do seu tempo, trabalhava durante dias sem comer e nem tomar banho, tudo para conseguir comprovar sua matemática. Escreveu principalmente sobre geometria. Descobriu como medir um circulo (forma geométrica considerada perfeita) usando formulas, e o valor exato de  pi.
  • Galileu Galilei: Nasceu na cidade italiana de Pisa, em 1564. O primeiro filho de sete irmãos. Ele estudou grego, desenho e música. Tentou até ser monge mas seu pai o obrigou a estudar medicina. Galileu se apaixonou pela ciência e pela matemática e acabou largando a medicina. Galileu se destacou na ciência e inventou um objeto que revolucionou o estudo sobre os astros. O telescópio. Contrariando a igreja com sua teoria que a terra não era o centro do universo, foi perseguido por ela até a morte. Descobriu também os satélites de Jupter, as crateras da Lua e as fases de Vênus.
  • Benjamim Franklin: Benjamin partiu da Inglaterra para a América ainda criança; Saiu da escola com apenas 10 anos e foi para a Filadélfia. Em 1736, Franklin criou o corpo de bombeiros. Criou também a primeira biblioteca pública do mundo e iniciou seus estudos sobre condutores, cargas positivas e negativas. Comprovando sua tese de que o raio é uma faísca elétrica, ele fez  famoso experimento da pipa que na chuva conduziu o raio até chaves de metal que soltaram faíscas.
O livro ainda destaca outros 7 grandes inventores como: Thomas Edison que inventou a lâmpada incandescente e o gramofone (uma especie de tocador de discos antigos).

          Autor: Clive Gifford

Clive Gifford é autor e jornalista bastante experiente com mais de 100 livros publicados e mais de 800 histórias escritas para adultos e crianças. Clive é um autor raro que gosta de trabalhar tanto com ficção como não-ficção. Talvez isso se reflita em sua vida incomum que, até agora, viu-o viajar a mais de 70 países, ser mantido como refém na Colômbia, pular de para-quedas, atuar como treinador em vários esportes e dirigir uma empresa de jogos de computador.


Nota: 10 Justificativa: Muito bom, aprendi muito.

Um comentário: